Blog pessoal

domingo, 13 de abril de 2014

TI Verde na UFPA

Nenhum comentário
Fico encantada sempre que passo pelo Bosque Benito Calzavara da UFPA, a organização e dedicação das pessoas que cuidam desse local é impressionante, a disposição das plantas permite apreciar a delicadeza e beleza dos seres fotossintetizantes tão importantes para a saúde e bem estar de todos aqueles que habitam nossa estimada Mãe Terra.

Outro aspecto interessante do bosque é o uso de monitores CRT (provavelmente oriundos do ICEN) como vaso para as plantas, além de tornar o lugar muito mais charmoso é também uma forma de reutilização ecologicamente correta.

É impressionante o crescimento da produção de produtos tecnológicos. Como consumidores muitas vezes não conseguimos acompanhar, em termos de aquisição, as novas tecnologias (como estagiária é impossível !), entretanto, como já dizia Antoine Lavoisier "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Se há aumento na produção de tais equipamentos, segue na mesma proporção a exploração de recursos naturais para produção desses.

Além do problema causado pela produção, deve-se atentar para a maneira correta de descarte de materiais de informática, pois de outra forma, pode afetar a saúde de nosso planeta e consequentemente a nossa.

Outra questão importante é relacionada ao uso de energia elétrica, uma vez que, principalmente os servidores, consomem considerável quantidade de energia.

Um recente relatório do Greenpeace divulgado no início desse mês aponta Google, Apple e Facebook como as três principais empresas de Tecnologia e Internet que utilizam energia limpa em seus serviços, as três empresas estão 100% comprometidas com energias renováveis.

A preocupação com o Meio Ambiente ganhou atenção mundial, muitos debates foram realizados em torno dessa questão (Eco - 92, Rio + 20, Agenda 21, dentre outros).

Enquanto nós brasileiros somos privilegiados por vivermos num país até então ainda abundante em recursos naturais, populações de outros países sofrem pela falta de itens tão básicos e essenciais.

Na AIT utilizamos como rascunho o verso dos papéis extraviados de outros setores da PROEG, é interessante e gratificante estar num local com essa sensibilidade para com questões ambientais. Na Assessoria suspeito que existam blocos de papéis desde sua fundação, não sem uso, mas de uso consciente e moderado.

Neste sentido, TI verde é um conjunto de práticas que visam atenuar os impactos da Tecnologia da Informação no Meio Ambiente, seja por meio da utilização de virtualização de servidores, aquisição de equipamentos com selo verde, atitudes simples como desligar o computador quando não estiver em uso, o próprio uso de sistemas como forma de evitar a circulação de papéis, utilização de cabra ao invés de cortador de grama para poupar energia, uso de fontes renováveis de energia, dentre outras práticas criativas que contribuem para a preservação da Natureza.

Por tanto, vamos todos amadurecer essa ideia! O Planeta agradece.



Referências:
http://www.greenitbrasil.com.br/
http://www.greenpeace.org/
http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/ealegal.pdf

Blog destinado à TI Verde:
http://tiverdeufpa.blogspot.com/

Crédito da imagem:
http://tecnojr.files.wordpress.com/

Nenhum comentário :

Postar um comentário