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domingo, 4 de maio de 2014

O poder está em nossas mãos!

Um comentário
Olá pessoal!

Eu particularmente amo de paixão História e acredito que para se analisar algum aspecto de nossa Sociedade, devemos primeiro analisar como as coisas evoluíram até aquele ponto. Nesse post pretendo apresentar argumentos no sentido de defender o que representa poder para nossa sociedade. Então vamos começar analisando uma cerimônia interessantíssima do período medieval.

“Em primeiro lugar, fizeram homenagem desta maneira: o conde perguntou ao futuro vassalo se queria tornar-se seu homem sem reservas, e este respondeu: ‘Eu o quero’; estando então suas mãos apertadas nas mãos do conde, eles se uniram por um beijo. Em segundo lugar, aquele que havia feito homenagem hipotecou sua fé (...); em terceiro lugar, ele jurou isto sobre as relíquias dos santos. Em seguida, com o bastão que tinha à mão, o conde lhes deu a investidura (...).” 900 textos e documentos de História, Galbert de Bruges, no século XII

Esse ritual de vassalagem expressa com certa clareza quem detinha o poder naquela sociedade. Neste sentido poder = posse de terra.

Um pouco mais a frente na história, encontramos uma sociedade com suas peculiaridades, um tanto cruéis, observamos nesta: extensas horas de trabalho pela classe operária, tarefas repetitivas (com pouco ou nenhum esforço intelectual), valorização de feições físicas mais robustas e empresários que detinham o poder dos meios de produção, dentre outras.

“(...) Vimos no interior das casas grande quantidade de homens robustos trabalhando, uns no cadeirão das tintas, outros no tear ou preparando os panos; as mulheres e crianças penteando a lã ou fiando; todos, do mais novo ao mais idoso, estavam ocupados. Não havia alma de mais de quatro anos cujas mãos não fossem capazes de ganhar o seu pão. ” DEFOE, Daniel. Viagem através da Grã- Bretanha. In: FREITAS, G. de. 1900 Textos de Documentos de História. Lisboa: Plátano. p: 44. v. III.

Então, de um lado existiam operários que vendiam sua força de trabalho em troca de um salário irrisório que mal dava para cobrir os gastos com despesas básicas, de outro, os empresários se beneficiavam dos lucros advindos da exploração de seus trabalhadores e usufluíam de melhores condições de vida, neste sentido, poder = posse dos meios de produção.

Antes um profissional se formava, pregava o diploma na parede e arranja um emprego geralmente para a vida toda, era a época em que atualização profissional era disciplina optativa. Em um artigo interessante cujo título é "Profissional de TI: visão de mercado", que consta no site da revista techoje, Antônio de Pádua, mestre em Gestão de TI, afirma que “A necessidade de manter-se atualizado é também cada vez maior e tem se tornado mais difícil diante da avalanche de técnicas, informações e produtos disponibilizados pelo mercado ao profissional da área”. Vivemos numa época em que as mudanças são constantes, por tanto, devemos nos manter atualizados.

Mas as vezes ficamos tão bitolados com conhecimentos específicos de nossa área, que não percebemos que Informações de outras áreas de conhecimento podem nos ser muito úteis.
Na linha de pensamento de intercepção de saberes, existe o livro “Neuro Web Design – O que nos faz clicar” da Dra. Susan Weinschenk, PHD em Psicologia Cognitiva pela Penn University, em suma, ela defende que certas Informações acerca de como funciona nosso cérebro pode ajudar os desenvolvedores de software a projetar sistemas muito mais agradáveis de uso pelos usuários. Neste exemplo, temos a aplicação de conhecimentos de psicologia à informática.

Quando era bem pequena (um pouco menor do que sou agora), no auge da fotografia preto e branco, meu pai investiu na compra de equipamentos para reprodução de fotos em preto e branco, só que em menos de um ano, surgiu a fotografia colorida e todos perderam o interesse pela fotografia monocromática.
Poderia escrever um livro inteiro de histórias onde a falta de informações  para algum empreendimento trouxe prejuízo para alguma pessoa.

A própria Kodak, faliu alguns anos depois, com a chegada de câmeras digitais que dispensam o uso de filmes, talvez a alta gestão da empresa não tenha buscado Informações acerca das tendências do mercado que pudessem auxiliar a empresa a adequar seus negócios.
Existem muitas fontes de pesquisa como IBGE, Nielsen, Ibope, órgãos regulamentadores, dentre outros, que podem fornecer dados às Organizações que necessitam realizar alguma pesquisa de mercado. Mas é preciso mais que dados, em seu artigo para a Facilite Manager, o consultor da Tecker International, Paul Meyer, afirma que "Conhecimento é informação combinada com experiência, contexto, interpretação e reflexão. Não é apenas a soma do que se sabe que é importante, é a capacidade de criar e usar efetivamente o conhecimento que vai distinguir as organizações de sucesso no futuro".

Então temos informações externas à Organização que auxiliam na criação de estratégias de negócios, assim como informações internas à empresa. Na concepção de Rezende (2009), a Informação pode ser considerada um dos ativos mais valiosos para uma Organização. Imagine o prejuízo para a Coca-cola ter divulgada sua fórmula química, segundo a gerência do Museu da Coca- Cola, localizado nos Estados Unidos, a fórmula secreta da bebida encontra-se guardada dentro de um cofre de aço rodeado por câmeras e seguranças, na cidade de Atlanta.

Particularmente considero fascinante a missão de umas das empresas mais poderosas da atualidade: "A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.". Nesta quinta , adentrei a madrugada escrevendo TCC, nem percebi que já haviam passado das 24:00, quando entrei na página do google para realiar algumas pesquisas, havia um Doodle me parabenizando pelo meu aniversário (isso porque eu estava logada no Google), foi extremamente fofo #ILoveGoogle.
Através da posse de informações dos usuários as empresas podem cativar seus clientes. Ou seja, nossas informações pessoais representam grande valor para muitas empresas.

Estamos em ano de eleição, para exercemos com maior responsabilidade nosso papel de cidadão devemos todos realizar o levantamento de Informações sobre nossos possíveis representantes, suas propostas, iniciativas - Não vale senso crítico baseado em facebook. A falta de investimento na educação de um jovem de hoje, poderá torná-lo o delinquente que assalta, fere ou mata amanhã.

Com o advento dos computadores e em seguida da internet (para os mais íntimos chamada simplesmente de net #ILoveNet) dispomos de uma grande variedade de Informações que podem nos auxiliar em nossa vida pessoal, acadêmica, profissional e em alguns casos definir os rumos de uma vida inteira, ou de uma Nação inteira !

Informação e senso crítico aguçado nas mãos da população representa grande perigo à governos corruptos.
Observamos a existência de programas de inclusão digital, porém não basta disponibilizar acesso às TIC's. De acordo com Marie Anne Macadar, doutora pela USP, é preciso sobretudo "desenvolver o senso crítico da população: isso sim é democratizar a informação e concretizar a cidadania."


Por tanto, a Informação representa poder tanto para indivíduos quanto para as empresas.
Desta forma, na perpectiva de trabalho e poder em nossa sociedade, poder = informação, ou então, a capacidade de transformar informação em conhecimento.
Por tanto, vamor todos sonhar, se informar, criar estratégias para alcançar determinado objetivo e fazer acontecer!
O poder está em nossas mãos!!

Um abraço!

Um comentário :

  1. Informação sempre foi poder, mais ainda agora onde estamos todos ou quase todos conectados e nossas informações são usadas como mercadoria ou como itens de espionagem seja comercial seja política. Esse mundo de hoje esta cada vez mais parecido com o 1984 descrito por Orwell do que com um mundo democrático.

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